Nos últimos anos, o setor de marketing tem passado por transformações significativas em decorrência do avanço da tecnologia. Com a pandemia, essa transformação se acelerou ainda mais, e muitas das mudanças implementadas se tornaram permanentes.

É fundamental que as empresas e agências estejam muito atentas às tendências de mercado para se manterem competitivas. A tecnologia é o maior movimento para os próximos anos. Por isso, se você ainda não começou a incorporá-la em suas campanhas, essa hora é agora.

Neste artigo, vamos falar sobre o que são as tendências do mercado, como identificá-las e como as agências podem se preparar para elas. Por isso, continue a leitura!

O que são tendências de mercado?

As tendências de mercado são mudanças significativas que ocorrem em um determinado setor, seja em relação ao comportamento do consumidor, à tecnologia ou a outras variáveis que influenciam o mercado. Identificar essas tendências é fundamental para as empresas se manterem atualizadas e competitivas.

Como identificar uma tendência de mercado?

Para identificar uma tendência de mercado, é preciso estar atento às mudanças que ocorrem no ambiente em que a empresa está inserida. Além disso, é necessário sempre analisar o comportamento dos seus consumidores, são eles que irão ditar o que está por vir.

Hoje, a grande maioria das inovações estão ligadas ao setor da tecnologia. Por isso, é fundamental que as empresas estejam sempre ligadas nas novidades para não perder a competitividade mercadológica.

Um grande exemplo disso é a empresa americana de locação de vídeos em lojas físicas, a Blockbuster, que declarou falência em setembro de 2010. A empresa não ficou atenta às mudanças tecnológicas de serviços de streaming online como Netflix, Amazon Prime e Hulu.

O modelo de negócio tornou-se cada vez menos viável com a popularidade crescente da locação de filmes online e a mudança dos consumidores para o consumo de conteúdo digital. Com uma queda drástica nas vendas e na receita, a Blockbuster não conseguiu acompanhar a concorrência, declarando falência.

Tendências do mercado de marketing para 2023

Nos próximos anos, o mercado de marketing deve passar por diversas mudanças que vão impactar a forma como as empresas se relacionam com os clientes.

Citamos abaixo quais são as principais mudanças e o que você deve ficar atento neste setor. Afinal, ninguém quer ser a próxima Blockbuster.

Experiências imersivas e personalizadas

A tendência de experiências imersivas e personalizadas tem se destacado cada vez mais no mercado de marketing nos últimos anos. Isso porque, em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, os consumidores estão procurando experiências mais relevantes e significativas.

Uma das tecnologias mais utilizadas para criar experiências imersivas é a realidade aumentada (AR). Com a AR, as empresas podem criar experiências interativas e imersivas que permitem aos consumidores experimentar produtos em tempo real.

Um grande exemplo disso é a Tok & Stok. Por meio do app deles, é possível enxergar como os móveis ficariam na sua própria casa. Os consumidores amaram.

Eventos híbridos e multiplataformas

Não é novidade para ninguém que com a pandemia, os eventos presenciais foram substituídos por eventos virtuais. No entanto, as pessoas sentiram falta do presencial e inventaram o mundo híbrido.

Eventos que combinam o presencial e o virtual devem se tornar mais comuns nos próximos anos. Quem quiser se destacar no mercado deve se adaptar a essa nova realidade e investir em soluções que permitam a realização de eventos em múltiplas plataformas, permitindo que pessoas de diversas localidades participem, além da interação presencial.

Inovação tecnológica e uso de dados

Como já dissemos, a inovação tecnológica deve continuar impulsionando o mercado de marketing nos próximos anos. Por isso, as agências e empresas precisam estar atentas às novas tecnologias que surgem e investir em soluções que permitam o uso inteligente de dados para melhorar a experiência do cliente.

Hoje, já é possível coletar dados de forma legal de diversas fontes, como mídias sociais, interações do cliente com o site da empresa, e-mails, entre outros. Essas informações são fundamentais para serem usadas em campanhas ou promoções mais personalizadas, com base nas preferências e comportamentos dos seus clientes.

Sustentabilidade e responsabilidade social

Uma tendência de mercado para os próximos anos que não envolve a tecnologia é a sustentabilidade e a responsabilidade social. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a preservação e conservação do planeta, além do bem-estar tanto dos colaboradores internos quanto dos consumidores finais.

Dessa forma, essa preocupação deve se refletir nas estratégias de marketing de todas as empresas, com a adoção de práticas mais sustentáveis e a promoção de ações sociais. Um grande exemplo disso é o ESG, Governança ambiental, social e corporativa.

O aspecto ambiental do ESG diz respeito às práticas de uma empresa em relação ao meio ambiente, incluindo sua pegada de carbono, gestão de resíduos, uso de energia renovável e conservação da biodiversidade.

Mas não para por aí, o ESG também se concentra nas práticas de uma empresa em relação aos funcionários, clientes e comunidades em que opera. Isso inclui práticas de trabalho justas, diversidade e inclusão, segurança e saúde do trabalho, além de iniciativas de responsabilidade social.

Por isso, esteja sempre atento quando o assunto é sustentabilidade e responsabilidade social. Os consumidores já estão cansados de empresas que são “fake” verdes.

Influência dos eventos na jornada do consumidor

Não é nenhuma novidade que os eventos possuem um papel importante na jornada do consumidor, e as empresas precisam estar atentas a isso. É preciso oferecer experiências que criem um vínculo emocional com o público, fazendo com que ele se sinta parte da marca e se identifique com seus valores.

Além disso, os eventos podem ser uma oportunidade para coletar dados e informações sobre o público-alvo, o que pode ajudar a aprimorar a estratégia de marketing e torná-la mais eficiente. Assim, pode ficar tranquilo! Esses encontros continuarão sendo uma grande tendência não só para 2023, como para os próximos anos!

Como as agências podem se preparar para essas tendências

Para se preparar para as tendências do mercado de marketing em 2023, as agências precisam investir em tecnologia e inovação, fortalecer parcerias estratégicas e desenvolver habilidades e competências para atender às demandas do mercado.

Como já dissemos, a tecnologia é uma grande aliada das agências para criar experiências imersivas e personalizadas, além de permitir a realização de eventos híbridos e multiplataformas.

O fortalecimento de parcerias estratégicas também é essencial, pois permite que as agências ofereçam serviços mais completos e diversificados aos clientes. Já o desenvolvimento de habilidades e competências é importante para que as agências possam acompanhar as mudanças no mercado e oferecer soluções cada vez mais inovadoras e eficientes aos clientes.

O papel do Promo In na gestão das tendências para 2023

O Promo In é uma ferramenta de gestão de agências de live marketing que pode te ajudar a se preparar para as tendências do mercado em 2023. Com o nosso sistema, é possível criar jobs imersivos e personalizados, gerenciar a comunicação com os participantes, coletar dados e informações sobre o público-alvo, e ainda realizar e toda a gestão financeira dessas promoções.

Além disso, a nossa plataforma permite que as agências ofereçam um serviço mais completo e diversificado aos clientes, o que pode aumentar sua competitividade no mercado.

Por isso, não perca tempo! Está na hora de conhecer o Promo In e ver como ele pode te ajudar a se manter atualizado e sempre à frente da concorrência! Clique aqui e saiba mais.