As tendências do mercado de varejo para os próximos anos.
As tendências no mercado de varejo devem sempre estar no horizonte de quem trabalha dentro desta área. O certo é sempre encarar que a sua única constância é a mudança a todo o momento. Elas ficam ainda mais fortes com a inclusão das novas tecnologias, que impactam todas as áreas.
Dentro deste mercado, as tecnologias impactaram decisivamente todas as suas práticas. Na parte de vendas, elas potencializam o acesso dos clientes aos produtos. Já com relação ao marketing, existem inúmeras possibilidades dentro de redes sociais e outras plataformas da internet para impactar os consumidores.
Por isto, é importante que todos que trabalham na área saibam quais são as tendências do varejo. Para dar uma ajuda, separamos algumas delas que irão moldar o mercado nos próximos anos. Elas vão auxiliar você a desenvolver ainda mais seu negócio, e impactar seus clientes. Confira!
Experiência do Cliente em Primeiro Lugar
Uma das principais tendências no mercado de varejo é a experiência do cliente. Todos os consumidores estão cada vez mais exigentes quando se trata da sua jornada de compra. Por conta disso, ela se torna uma parte fundamental de qualquer negócio que se desenvolva na área.
Em linhas gerais, a experiência do cliente é composta por um conjunto de percepções que ele elabora durante a compra de algum produto. Isto vale para todas as partes que envolvem esse ato, desde a interação com a marca no ponto físico ou em canais de comunicação, até o produto final.
Por conta disso, grande parte das empresas no varejo se esforçam para priorizar a satisfação do cliente ao longo de sua jornada. Isto é uma forma de garantir a fidelidade deste consumidor com a marca, além de ser uma porta de entrada sempre aberta para que ele volte a consumir seus produtos.
Os exemplos são variados. Eles incluem oferecer atendimento personalizado, conveniência na hora da compra e soluções inovadoras para impactar seus clientes. A personalização, tanto online quanto offline, será essencial para se destacar no mercado. Nisto, as empresas ganham uma vantagem competitiva significativa.
Integração entre Canais:
A integração entre os canais de vendas de uma empresa de varejo é uma tendência crescente na área. Ela agrega positivamente à experiência do cliente, pois a jornada de compra se torna mais fluída. Isto vale tanto para a loja física, quanto para a online.
A tendência de integração entre os canais atende pelo nome de omnichannel. Ela vai incluir todos esses canais utilizados pela empresa em um único conceito. O objetivo é fazer com que o cliente não sinta e nem veja diferença entre os diferentes espaços de venda, seja no mundo online ou offline.
As empresas no mercado de varejo devem investir em sistemas que permitam uma visão unificada do cliente e sincronização eficiente de inventário em todos os canais. Isto vai ajudar o cliente a satisfazer suas vontades onde e quando quiser, no melhor momento para ele. Algo que impacta positivamente na visão sobre a marca.
O Poder do E-commerce
É inegável que o comércio eletrônico já faz parte da vida de grande parte dos clientes pelo mundo. Mesmo assim, esta é uma área que continuará crescendo exponencialmente nos próximos anos. Isso porque ele relaciona a experiência do cliente e a integração entre canais de vendas.
Inúmeras empresas já usam o e-commerce como plataforma de vendas de seus produtos. Elas incluem todas as transações comerciais realizadas entre empresa e consumidor por meio de plataformas online. Isto envolve sites, aplicativos e outros ambientes digitais.
O poder o e-commerce é em trazer a conveniência do cliente em realizar suas comprar online, em qualquer lugar que esteja e no momento mais oportuno para ele. O mercado de varejo está investindo cada vez mais na área, por impactar na experiência do cliente e expandir seu contato com a marca.
A expansão dos dispositivos móveis impulsionará ainda mais esse setor. Por isso, as empresas de varejo devem investir em plataforma de comércio eletrônico que sejam atraentes para seus clientes, além de serem seguras e fáceis de usar.
Personalização e Recomendações Inteligentes:
Outra tendência no mercado de varejo é na personalização e nas recomendações inteligentes. Elas estão se tornando estratégias fundamentais para que as empresas consigam impulsionar ainda mais suas vendas, junto a uma boa experiência aos clientes.
Este tipo de tendência é impactada pelos avanços na análise de dados e na inteligência artificial. Estas ferramentas são centrais para que as empresas consigam oferecer ofertas personalizadas, recomendação de produtos relevantes e até mesmo personalizar a experiência de compra com as preferências do cliente.
Pagamentos Móveis e Tecnologias Disruptivas
Hoje, assistimos a uma grande variedade de formas de pagamento para diferentes compras. Neste campo, os pagamentos móveis estão se tornando cada vez mais populares e devem ganhar ainda mais força nos próximos anos. Isto se deve ao fato da popularização de diferentes pagamentos.
Os serviços financeiros atravessam grandes transformações, graças as novas tecnologias que estão descentralizando ainda mais os pagamentos. Um deles é a carteira digital, que oferece maior praticidade na hora de realizar pagamentos e transações financeiras.
Outras tecnologias, como NFC e códigos QR, também ajudam os consumidores a fazer pagamentos de forma rápida e conveniente. Isto diminui a necessidade de cartões de crédito ou débito físicos, além de agilizar as compras do cliente.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social:
A sustentabilidade é uma das temáticas com maior força nos últimos anos, por conta da preocupação com o futuro do planeta e das pessoas. Por isso, os consumidores estão cada vez mais preocupados com esse tema e na responsabilidade social das empresas que consomem.
Neste sentido, é crucial que as empresas no mercado de varejo adotem uma série de práticas sustentáveis no seu dia a dia. Elas podem incluir a adoção de embalagens recicláveis para seus produtos. Outra boa opção é apoiar causas sociais, como aquelas de proteção à flora e a fauna local.
Este tipo de ação faz com que a empresa consiga atrair diversos clientes, além de construir um relacionamento com eles que permita a construção de uma base de consumidores fiéis.
Conquistar a preferência do público e construir uma base de clientes fiéis são centrais para o sucesso. Por isso, é importante ter atenção às tendências no mercado de varejo. Com Promoim, sua equipe terá tempo para criar estratégias muito mais impactantes no varejo.