Uma das maiores dúvidas que sempre surgem no mundo da publicidade é como avaliar o sucesso da minha campanha de marketing. Esse tipo de atividade pode ser muito desafiador para os profissionais responsáveis, por não entenderem as métricas usadas para avaliação ou como monitorá-las durante a ação.

Uma campanha bem-sucedida vai impactar duas áreas essenciais para o marketing. Primeiro, ela age no aumento do reconhecimento da marca. Isso a posiciona bem frente ao mercado. Segundo, essa mesma campanha deve gerar resultados tangíveis. Um deles é o aumento nas vendas, ou ainda o engajamento do público.

Essas são apenas alguns pontos que devem ser levados em conta, ainda mais quando você não sabe como fazer o marketing da minha empresa. Pensando nisso, vamos apresentar maneiras de como avaliar o sucesso de campanhas. Isso, com a habilidade que apenas a plataforma Promo In possui no mercado. Confira!

Defina objetivos claros para sua campanha

O primeiro passo para qualquer ação deve ser o alinhamento do objetivo da campanha de marketing. Você já imaginou fazer algo sem algum tipo de propósito? Parece que todas as ações ficam em suspenso, meio indefinidas frente a falta de um direcionamento evidente para seu prosseguimento.

Isso também vale para o marketing. Definir os objetivos é um passo essencial rumo a uma campanha de sucesso. Sem esse tipo de definição, fica muito difícil mensurar quais caminhos você deve seguir com essas ações. Além disso, não consegue visualizar o sucesso de alguma campanha e ajustá-la conforme seu andamento.

De forma geral, os objetivos na área de marketing são as metas que qualquer empresa gostaria de alcançar com essas ações. Eles podem ser atingidos através do tipo de negócio, do posicionamento no mercado e do público-alvo. Esses pontos a definem, e ajudam a como avaliar o sucesso da minha campanha de marketing.

O objetivo de campanha também pode variar de acordo com o modelo de negócio que a usa. Ou seja, uma empresa da área tecnológica terá metas diferentes do que aquelas que atuam no setor de alimentos. Entretanto, existem alguns objetivos comuns que são utilizados em todos os setores do mercado.

Um dos métodos mais efetivos de como alavancar o marketing de uma empresa, é o SMART. A sigla em inglês ajuda a definir esses objetivos, alinhando expectativas e mensurando metas reais. Ela traz objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Esses ítens são seus pilares.

O método SMART parte de um objetivo específico, para depois se desdobrar em etapas específicas que conduzirão ao seu alcance. Por exemplo, uma empresa deseja aumentar suas vendas em 20% nos próximos três meses. A partir disso, elaboram-se métricas mensuráveis para aferir seu sucesso.

As outras etapas envolvem o alinhamento de metas atingíveis, pois traz uma materialidade para a ideia. Após, entra a sua relevância frente a empresa. Uma campanha necessita de investimentos, que devem ser relevantes para a organização.

Por fim, é importante ter prazos definidos para cumprir cada um dos objetivos. Isso engaja as pessoas a verem as metas sendo batidas, além de visualizar objetivamente seu direcionamento. Portanto, essa metodologia é uma forma poderosa de como fazer o marketing da minha empresa.

Escolha métricas relevantes para sua campanha

Outra forma de como avaliar o sucesso da minha campanha de marketing é através da escolha de métricas. Elas são indicadores que avaliam os resultados das ações e campanhas realizadas em quaisquer canais. Seu monitoramento permite identificar qual é o impacto das estratégias tomadas pela empresa.

Para a métrica se tornar relevante para uma campanha, é importante alinhá-la a estratégia, objetivos e público-alvo. Caso o objetivo seja aumentar as vendas, as métricas de taxa de conversão e valor médio de compra podem ser as mais relevantes. Esse pequeno exemplo demonstra sua importância nessa área.

As métricas são relevantes para uma campanha de sucesso, pois ela é o primeiro passo para entender e analisar cada etapa percorrida pelo projeto de marketing. Isso envolve ter maior controle sobre suas próximas ações, além de conseguir visualizar a sua materialidade frente ao público-alvo. Veja as mais comuns.

Alcance

A métrica de alcance mede o número de pessoas que foram atingidas pela sua campanha. Esse é um importante ponto de como avaliar o sucesso da minha campanha de marketing, pois vai aferir o sucesso de suas ações nessa área a parir da visibilidade e do reconhecimento da marca.

Engajamento

Com o engajamento, é medido o nível de interação que as pessoas tiveram com sua campanha. Isso é particularmente importante para ações em redes sociais, pois a métrica consegue avaliar comentários, curtidas e compartilhamentos. Isso alinha o quão envolvido com a marca seu público-alvo está.

Conversão

Por fim, outra métrica comum em campanhas é a conversão. Ela vai medir o número de pessoas que realizaram uma ação desejada no planejamento de marketing. Isso pode envolver uma compra no site da empresa, ou o preenchimento de formulário. Isso importa para medir o seu retorno sobre o investimento (ROI)

Monitore o desempenho da sua campanha em tempo real

Uma das formas de como avaliar o sucesso da minha campanha de marketing, é pelo seu monitoramento em tempo real. Isso envolve o monitoramento diário e constante sobre as estratégias de marketing desenvolvidas em cima de uma campanha.

A partir desse monitoramento, é possível potencializar os seus retornos. Além disso, é importante analisar se suas métricas estão alinhadas e funcionando de acordo com seus objetivos. Uma forma de analisar é olhar para os resultados gerados, facilitando na identificação de falhas e encontrar soluções rápidas.

Algumas ferramentas permitem que você consiga executar esse monitoramento em tempo real, como a Promo In. Com ela, é possível identificar as estratégias que estão funcionando rapidamente. Assim como aquelas que não estão performando tão bem quanto deveriam. Isso potencializa o sucesso de sua campanha.

Avalie o sucesso da sua campanha após seu término

Por fim, vimos alguns pontos de como avaliar o sucesso da minha campanha de marketing. Além disso, da importância em realizar essa atividade durante a sua execução. Outro fator que deve ser levado em consideração é a avaliação do sucesso ao fim da campanha.

Será nessa etapa que é possível entender o que funcionou, e aquilo que precisa ser melhorado para as próximas campanhas. Essa ação pode ser realizadas de inúmeras formas, como por feedback com clientes ou com a equipe envolvida nas ações.

Nesse feedback, é importante encontrar maneiras de entender a percepção desse público sobre a campanha. Isso ajuda a entender se ela atingiu todos os seus objetivos. Também vale para a equipe que a construiu, para discutir aquilo que funcionou bem e o que pode ser aprimorado.

Também é importante analisar as métricas escolhidas. Se o objetivo era uma campanha para vender mais, como as métricas de conversão e alcance foram trabalhadas? Isso funciona quando comparamos os resultados com os objetivos iniciais, ajudando no aprimoramento constante dessas estratégias.

Assim, é crucial que você avalie o sucesso de uma campanha de marketing para melhorar suas estratégias futuras. Esse é um meio de como alavancar o marketing de uma empresa cotidianamente.