O marketing para eventos é uma das áreas cruciais para alcançar o sucesso em conferências, feiras ou congressos. A partir da aplicação de táticas e estratégias específicas, é possível impactar os participantes e fazer com que quaisquer eventos sejam bem sucedidos.

Caso a estratégia não seja bem elaborada, o resultado pode ficar muito longe daquilo que você esperava. Por conta disso, um projeto bem trabalhado pode fazer a diferença. Para ajudar você nessa, trouxemos tudo para explicar qual a importância de um plano de marketing para eventos. Confira!

Qual a importância de um plano de marketing para eventos

Por fim, é importante ter prazos definidos para cumprir cada um dos objetivos. Isso engaja as pessoas a verem as metas sendo batidas, além de visualizar objetivamente seu direcionamento. Portanto, essa metodologia é uma forma poderosa de como fazer o marketing da minha empresa.

Você já parou para pensar quais são os objetivos do evento que você pensou em organizar? Existe uma série de metas a serem alcançadas, cada uma dialogando com o resultado esperado por uma equipe. O principal ponto é aquilo que persegue qualquer evento, que é a geração de público.

Ou seja, um dos principais objetivos é trazer o público para seu evento. Nesse sentido, o marketing para eventos age na espinha dorsal dessa meta. Para alcançar isso, é necessária muita organização e planejamento. Apenas com um bom plano, você pode alcançar o resultado próximo daquilo que imaginou para um evento.

As estratégias de marketing para eventos ajudam na hora de executar todas as tarefas que fazem parte da sua execução. Não é demais pensar que, sem um plano bem delimitado, é capaz de seu evento nem sair do papel. Por isso, é muito importante alinhar suas expectativas com as necessidades do evento.

A importância de um plano de marketing para eventos recai nos seus benefícios. Com ele, é possível:

  • Identificar e segmentar seu público-alvo;
  • Dar maior visibilidade à marca;
  • Aumentar o engajamento com a empresa;
  • Facilitar o relacionamento com o público;

Quais são os objetivos do evento

Para trabalhar com um branding para eventos efetivo, é importante destacar quais são os seus objetivos com essa empreitada. O primeiro passo é estabelecer objetivos mensuráveis para o evento, conforme as necessidades da sua empresa e os objetivos esperados.

Para isso, é necessário definir o público-alvo. É importante que a equipe de organização conheça e estude o perfil dos possíveis participantes do evento. Pode trabalhar com a ideia de persona, por trazer uma maior profundidade em representações mais reais.

Após isso, é possível sublinhar qual é o propósito do evento. Existem diversos objetivos a serem alcançados, que estarão alinhados com aquilo que se espera alcançar com isso. Os objetivos podem ser como aumentar as vendas, fortalecer relacionamentos com os clientes, ou até lançar um novo produto.

Toda a estratégia de marketing para eventos passa por essa primeira definição. Após isso, é possível pensar nos locais e datas possíveis para o evento. Além disso, alinhar quais serão as atrações, como palestrantes e participantes de mesas redondas.

Desenvolvimento da estratégia de marketing

Para que o marketing para eventos funcione, é crucial que sua equipe desenvolva uma estratégia nítida sobre o evento. Isso é, que consiga entender os objetivos perseguidos com o evento e qual é o alcance esperado com o público alinhado.

Isso inclui uma série de funções, como a identificação dos canais de marketing mais adequados para atingir o público-alvo. Imagine que seja um evento de apresentação de um novo produto voltado para o público jovem. Para isso, é importante contar com uma estratégia de marketing digital para eventos.

Dentro disso, a equipe de marketing para eventos deve identificar qual é o melhor canal para se comunicar com esse público. São as redes sociais? Ou e-mail marketing? São diversas as opções de abordagem, que devem ser alinhadas de acordo com os objetivos e o público-alvo do evento.

Utilização das mídias sociais

Como vimos, as mídias sociais são um importante canal de comunicação. Além disso, elas são poderosas ferramentas para divulgação de qualquer evento. Por isso, é importante que sua equipe esteja preparada para alinhar uma estratégia de marketing digital para eventos.

O objetivo é gerar engajamento do público-alvo com seu evento. Isso vale antes dele próprio acontecer. A equipe pode gerar interesse nos temas a serem debatidos no evento, contribuindo para a divulgação das temáticas que serão trabalhadas.

Existe uma série de possibilidades dentro do marketing para eventos que leve em consideração as mídias sociais. A equipe pode criar uma página em redes sociais, e alimentá-la com postagens pertinentes todos os dias. Dessa forma, sua comunicação fica personalizada para seu público-alvo.

Também é possível criar uma hashtag exclusiva para o evento. Isso serve como um incentivo aos participantes a compartilharem suas expectativas e experiências no dia do evento. Outras possibilidades são as interações nas redes sociais, como em transmissões ao vivo ou respondendo a comentários na página oficial.

Faça parcerias estratégicas

Qualquer evento precisa de parcerias estratégicas para sua efetivação. Isso também envolve a equipe de marketing para eventos, que precisa elaborar estratégias que impactem o público-alvo. Nesse sentido, o marketing de influência pode ser uma saída interessante.

Faça parcerias com influenciadores, empresas ou organizações que sejam relacionadas ao tema do evento. Existem diversas formas de estabelecer colaborações para co-promoções, onde os dois lados saem ganhando nessa relação.

No que diz respeito aos influenciadores, existem inúmeras possibilidades de divulgar seu evento por essa via. Eles podem ser embaixadores do evento, no qual fazem a divulgação massiva e ainda participam ao vivo de alguma das atividades propostas.

Acompanhe e analise os resultados do seu evento

Dentro do marketing para eventos, a principal preocupação é em acompanhar todos os resultados em tempo real. Isso envolve a gestão de todos os dados gerados pelos participantes no evento. Por isso, é importante realizar um acompanhamento detalhado de seus resultados e métricas.

Por uma plataforma de gestão, é possível otimizar o tempo gasto e gerenciar todas as informações de forma simples e prática. É possível analisar alguns indicadores, como:

  • Retorno sobre o investimento (ROI);
  • Taxa de conversão de registros;
  • Engajamento nas mídias sociais;
  • Feedback dos participantes.

Todas essas soluções podem estar na palma de sua mão através da Promoin, que possui uma série de funcionalidades que vão deixar seu evento otimizado. Veja as facilidades dos aplicativos que fazem parte do nosso sistema.